(English version below)

 

Índice

1. Missão da Biblioteca
2. Utilizadores
3. Direitos e deveres dos utilizadores
4. Serviço de leitura
5. Serviço de empréstimo
6. Empréstimo interbibliotecas
7. Serviço de pesquisa
8. Reprodução de documentos
9. Doações
10. Visitas
11. Horário de funcionamento
12. Disposições finais

 

 

 

1. Missão da Biblioteca

 

1.1. Apoiar as atividades de ensino, aprendizagem e investigação do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), disponibilizando, de forma pró-ativa e dinâmica, recursos de informação e serviços de apoio aos estudantes, docentes e investigadores, contribuindo para o desenvolvimento do trabalho científico e pedagógico e do sucesso académico.

 

1.2. Disponibilizar orientação e formação direcionadas para o novo paradigma educativo, centrando a sua atividade na satisfação das necessidades de informação e na promoção da autonomia dos seus utilizadores, e apostando na cooperação com o contexto envolvente.

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2. Utilizadores

 

2.1. São utilizadores da Biblioteca:

2.1.1. Estudantes, funcionários docentes, investigadores e funcionários não docentes do ICBAS e FFUP desde que inscritos no sistema de informação SIGARRA, designados por utilizador ICBAS/FFUP. Devem comprovar a sua identidade facultando o cartão de estudante ou de funcionário da U.Porto;

2.1.2. Estudantes, funcionários docentes, investigadores e funcionários não docentes da U.Porto, desde que inscritos no sistema de informação SIGARRA, designados por utilizador U.Porto. Devem comprovar a sua identidade facultando o cartão de estudante ou de funcionário da U.Porto;

2.1.3. Outras Bibliotecas;

2.1.4. Outras pessoas desde que devidamente identificadas.

 

2.2. O cartão de estudante/funcionário U.Porto será válido como cartão de utilizador pelo período da sua duração.

 

2.3. Para adquirir o estatuto de utilizador, os interessados deverão ler e aceitar este regulamento.

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3. Direitos e deveres dos utilizadores

 

3.1. Direitos dos utilizadores:

3.1.1. Ter um atendimento adequado;

3.1.2. Ter acesso aos recursos de informação e equipamentos existentes, de acordo com as disposições deste regulamento;

3.1.3. Apresentar sugestões e reclamações ao funcionamento do serviço da Biblioteca, as quais serão devidamente apreciadas e, no caso de serem consideradas pertinentes, satisfeitas.

 

3.2. Deveres dos utilizadores:

3.2.1. Contribuir para a boa conservação dos recursos postos à sua disposição, designadamente os documentos, os equipamentos e o mobiliário;

3.2.2. Respeitar os prazos de devolução dos documentos;

3.2.3. Proceder com civismo e respeitar os técnicos que trabalham na Biblioteca e os demais utilizadores;

3.2.4. Cumprir as disposições apresentadas neste regulamento.

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4. Serviço de leitura



4.1. O serviço de leitura efetua-se nas salas de leitura de monografias e de publicações periódicas, onde os utilizadores têm livre acesso às coleções.

 

4.2. Existem três salas de estudo, duas com monografias (piso 0 e piso 1) e outra com publicações periódicas (piso 0). Todas possibilitam o estudo individualizado.

 

4.3. Os documentos que constituem o fundo de reservados podem ser consultados mediante requisição.

 

4.4. As obras, depois de consultadas, devem ser colocadas nos carros de livros existentes nas salas para sua posterior arrumação, tarefa que é da responsabilidade dos funcionários.

 

4.5. É permitida a utilização de computador portátil.

 

4.6. Nas salas de leitura não é permitido:

4.6.1. Retirar obras das salas de leitura sem a realização do respetivo empréstimo;

4.6.2. Estudar em grupo;

4.6.3. Alterar a disposição do mobiliário e equipamentos, nomeadamente juntar mesas de leitura individuais;

4.6.4. Sentar-se em cima das mesas;

4.6.5. Fumar, comer e beber (exceto garrafas de água), e/ou ter comida e bebidas em cima das mesas;

4.6.6. Usar telemóveis com som de chamada ligado; os funcionários da Biblioteca estão expressamente autorizados a desligar e retirar telemóveis ou outros aparelhos similares deixados pelos utilizadores nas salas de leitura e que perturbem o silêncio;

4.6.7. Danificar obras (rasurar, sublinhar, arrancar folhas) ou equipamentos;

4.6.8. Arrumar pessoalmente as obras depois de consultadas (estas deverão ser deixadas nas mesas de leitura ou nos carrinhos disponibilizados para o efeito);

4.6.9. Reservar lugares;

4.6.10. Falar em voz alta, fazer barulho ou ter comportamentos que ponham em causa o ambiente de silêncio inerente a este espaço.

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5. Serviço de empréstimo

 

5.1. Entende-se por empréstimo a cedência de documentos para leitura em espaços não pertencentes à Biblioteca, devendo, para o efeito, o utilizador identificar-se no balcão de atendimento, apresentando o cartão de funcionário ou estudante da U.Porto.

 

5.2. Os empréstimos são pessoais, não sendo permitido ceder a terceiros as publicações requisitadas.

 

5.3. Os utilizadores são responsáveis pelas obras que requisitam, ficando obrigados a devolvê-las nas mesmas condições em que as levaram, podendo ser-lhes exigida a substituição ou o pagamento no caso de extravio ou degradação.

 

5.4. O empréstimo e a devolução de documentos devem ser feitos até 15 minutos antes do encerramento da Biblioteca, no balcão de atendimento.

 

5.5. Cada utilizador poderá requisitar o número de obras de acordo com o seu estatuto de utilizador. 

 

5.6. Os prazos de empréstimo domiciliário variam de acordo com as seguintes indicações:

  

Estatuto de utilizador

Nº de livros

Prazo de Empréstimo (dias)

Funcionário docente e investigador ICBAS/FFUP 10 30
Estudante do 1º, 2º e 3º Ciclos de Estudo ICBAS/FFUP 3 5
Estudante de mobilidade ICBAS/FFUP 3 5
Funcionário não docente ICBAS/FFUP 2 3
Utilizador U.Porto 2 2

 

 

5.7. Caso o prazo de devolução dos documentos não seja cumprido, aplica-se a sanção de 2 dias de suspensão de empréstimo domiciliário por cada dia de atraso.

 

5.8. É permitida uma renovação das obras requisitadas para leitura domiciliária.

5.8.1. A renovação deve ser solicitada pessoalmente, por telefone ou na página pessoal do Sigarra.

5.8.2. Terminado o prazo da renovação, a devolução é obrigatória.

5.8.3. O utilizador perde direito à renovação, se tiver ultrapassado o prazo de devolução dos documentos.

 

5.9. As obras requisitadas cujo prazo de devolução coincida com períodos de férias podem ser devolvidas, sem sanções, no primeiro dia de aulas seguinte.

 

5.10. Não é permitido o empréstimo domiciliário de:

    - CDs e DVDs;

    - Publicações periódicas, separatas;

    - Obras de referência (enciclopédias, dicionários, farmacopeias, Index Merck);

    - Obras identificadas por uma etiqueta vermelha na lombada;

    - Obras do fundo de reservados;

    - Obras em mau estado de conservação;

    - Dissertações de mestrado, teses de doutoramento, relatórios de estágio e trabalhos académicos em geral.

 

5.11. Utilizadores externos à Universidade do Porto não podem beneficiar deste serviço.

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6. Empréstimo interbibliotecas

 

6.1. Abrange o fornecimento de documentos solicitados por outras Bibliotecas, bem como o recurso a outras Bibliotecas e centros de documentação, nacionais ou estrangeiros, para obtenção dos não existentes no nosso acervo bibliográfico.

6.1.1. O prazo de devolução das obras cedidas a outras Bibliotecas é de 15 dias, sendo a Biblioteca requisitante a única responsável pela devolução dentro do prazo estabelecido.

6.1.2. No caso das obras solicitadas a outras Bibliotecas, os utilizadores devem respeitar o prazo de devolução indicado pela Biblioteca cedente.

6.1.3. O pedido de empréstimo deverá ser assinado pelo responsável da entidade requisitante. 

6.1.4. O nº de empréstimos em simultâneo é de duas obras.

6.1.5. O empréstimo interbibliotecas entre as Bibliotecas da U.Porto é gratuito e processa-se por correio interno.

6.1.6. As obras requisitadas pela Biblioteca só podem ser consultadas nas suas instalações e pelo período que durar a requisição.

6.1.7. Todas as despesas envolvidas com o pedido de obras a Bibliotecas externas à Universidade do Porto serão suportadas antecipadamente pelo utilizador que recorre a este serviço.

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7. Serviço de  pesquisa

7.1. Este serviço abrange a prestação de informação e orientação na boa utilização do fundo documental da Biblioteca, bem como da informação disponibilizada via web.

 

7.2. O acesso aos recursos eletrónicos não está disponível aos utilizadores externos ao ICBAS e à FFUP.

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8. Reprodução de documentos

8.1. Não podem ser fotocopiadas:

8.1.1. Obras em mau estado de conservação;

8.1.2. Dissertações de mestrado, teses de doutoramento, relatórios de estágio, trabalhos académicos em geral, curricula vitae, salvo autorização expressa do autor.

 

8.2. Na reprodução de documentos é obrigatório o respeito da legislação em matéria de direitos de autor.

 

8.3. A Biblioteca não disponibiliza serviço de fotocópias.

 

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   9. Doações

 

9.1. Entende-se por doação qualquer oferta à Biblioteca, por parte de particulares ou de entidades coletivas, de documentação que possa enriquecer o seu espólio e seja útil e de interesse para os utilizadores.

 

9.2. Qualquer intenção de doação de documentação deve ser manifestada previamente por escrito, através de carta ou correio eletrónico, endereçada à Direção da Biblioteca ICBAS/FFUP.

 

9.3. Compete à Direção da Biblioteca ICBAS/FFUP a aceitação ou recusa de doação, tendo em consideração:

 

a) Estado físico da documentação;

b) Atualização e pertinência da documentação para o ICBAS e/ou FFUP;

c) Obras antigas, raras, ou de especial interesse;

d) Obras provenientes de espólios de pessoas notáveis, com anotações ou dedicatórias.

e) Obras historicamente relevantes.

 

9.4. A aceitação da doação por parte da Biblioteca, com a consequente integração no seu acervo documental, e posterior tratamento técnico, será formalizada através de documento assinado por ambas as partes. 

 

9.5. Em caso de não aceitação de doação, a Biblioteca fundamentará a sua recusa, sendo que poderá sugerir outras instituições ou entidades que possam ter interesse em receber a doação em causa.

 

9.6. O transporte e entrega da doação nas instalações da Biblioteca ICBAS/FFUP serão da responsabilidade do doador ou entidade doadora, salvo em casos especiais acordados previamente por ambas as partes.

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  10. Visitas

  

10.1. Visitas à Biblioteca ICBAS/FFUP, para 5 ou mais pessoas agrupadas, em situações fora do âmbito do funcionamento normal e rotineiro do serviço, devem ser solicitadas por escrito à Direção da Biblioteca, através de carta ou correio eletrónico, com a antecedência mínima de uma semana.

 

10.2. No pedido devem constar as seguintes indicações:

a) Número de pessoas e, se aplicável, idades e habilitações literárias;

b) Instituição de origem;

c) Objetivo da visita;

d) Data e horário pretendidos;

e) Nome e contacto da pessoa responsável.

 

 

10.3. A Biblioteca ICBAS/FFUP responderá no prazo máximo de 3 dias a contar da data do pedido.

 

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11. Horário de funcionamento

11.1. De segunda a sexta-feira, das 08.00 horas às 19.30 horas. 

No mês de agosto, de segunda a sexta-feira das 09.00 horas às 17.00 horas (a sala de leitura 2 estará encerrada). Durante o período de exames e avaliações intercalares, a sala de leitura 2 poderá estar em período mais alargado, em horário a afixar na porta da sala e a divulgar no website da Biblioteca (sendo permitido o acesso aos livros da sala de leitura 1).

 

11.2. Qualquer alteração ao horário de funcionamento será afixada na porta da sala de leitura, com pelo menos 24 horas de antecedência, sendo ainda divulgada no website da Biblioteca.

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12. Disposições finais

12.1. O furto de obras, bem como a sua tentativa, estará sujeito a uma penalização a determinar pela Direção da Biblioteca.

 

12.2. A Biblioteca não se responsabiliza pelo eventual extravio ou dano de bens pessoais dos utilizadores.

 

12.3. Os funcionários da Biblioteca estão expressamente autorizados a fazer sair das instalações os utilizadores que não respeitem as normas do presente regulamento e cujo comportamento perturbe o normal funcionamento da Biblioteca.

 

12.4. Casos pontuais não previstos neste regulamento serão decididos pela Direção da Biblioteca.

 

12.5. O não cumprimento do disposto no presente regulamento poderá implicar procedimento disciplinar, competindo à Direção da Biblioteca fazer a respetiva participação aos Diretores do ICBAS e da FFUP.

 


A Direção da Biblioteca

Prof. Laura Oliveira e Prof. Honorina Cidade 

 

 

Library Regulation

 

Index

1. Library's Mission

2. Users
3. User Rights and Duties
4. Reading Service
5. Loan Service
6. Interlibrary Loan
7. Reference Service
8. Copying Documents
9. Donations
10. Tours
11. Opening Hours
12. Final Remarks

 

 

1. Library’s Mission

1.1. To support education, learning and research activities within the Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) and the Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), offering information resources and support services to students, teachers and researchers in a proactive and dynamic way, in order to enhance the development of scientific and pedagogical areas and academic success.

 

1.2. To provide orientation and training aimed at the new educational paradigm, focusing its main activity in fulfilling information needs and promoting the autonomy of the library users, and investing in cooperation with the surrounding environment.

 

2. Users

2.1. Library Users are:

2.1.1. ICBAS and FFUP students, teachers, researchers and administrative staff registered at SIGARRA (U.Porto information system), called ICBAS/FFUP Users, who have to make proof of their identity showing their student or staff U.PORTO Card;

2.1.2. U.Porto students, teachers, researchers and administrative staff registered at SIGARRA (U.Porto information system), called U.Porto Users, who have to make proof of their identity showing their student or staff U.PORTO Card;

2.1.3. Other libraries;

2.1.4. Duly identified people outside U.Porto.

 

2.2. The U.PORTO Card will be valid as library card for the period of its duration.

 

2.3. To become a User, one has to read and accept the present regulation.

 

3. Users Rights and Duties

3.1. Users Rights:

3.1.1. To have adequate assistance and support;

3.1.2. To have access to the information resources and existing equipment, according to the provisions of this regulation;

3.1.3. To give suggestions and file complaints, which will be duly evaluated and, if considered relevant, will be satisfied.

 

3.2. Users Duties:

3.2.1. To contribute to the good state of preservation of the available resources, namely documents, equipment and furniture;

3.2.2. To respect the return date of the documents;

3.2.3. To treat library technicians and other Users with courtesy and respect;

3.2.4. To comply with the provisions of the present regulation.

 

4. Reading Service

4.1. The reading service takes place in the books and periodicals reading rooms, where Users have access to the collections in open stacks.

 

4.2. There are three study rooms, two with books (ground and 1st floors) and one with periodicals (ground floor), all suitable for individual study.

 

4.3. Documents that form the reserve collection may be consulted upon request.

 

4.4. Books and magazines, after consultation, should be placed in the existing book trolleys to be shelved later by the library technicians.

 

4.5. Use of laptops is allowed.

 

4.6. Not allowed in the reading rooms:

4.6.1. To take books and/or magazines outside the reading rooms without previous loan;

4.6.2. To study in group;

4.6.3. To change the layout of furniture or equipment, namely by placing individual study tables together;

4.6.4. To sit on the tables;

4.6.5. To smoke, to eat and to drink (except bottled water), and/or have food or drinks on the tables;

4.6.6. To use mobile phones with ringing tone on; the Library staff is allowed to switch off and remove mobile phones or similar equipment, left by users in the reading rooms, if disturbing the silent environment;

4.6.7. To damage books and magazines (to erase, cross out, underline, rip pages) or equipment;

4.6.8. To place books and magazines directly in the shelves after use;

4.6.9. To reserve places in the reading rooms;

4.6.10. To talk loud, to make noise or to behave in a way that disturbs the silent environment of the library.

 

 

5. Loan Service

 

5.1. Loan is the recorded transaction in which a User, duly identified at the service desk by showing the staff or student U.Porto card, removes reading items from the library space for a stated period of time.

 

5.2. Loans are individual, so it is strictly forbidden to lend borrowed items to third parties.

 

5.3. Users are responsible for the requested items, which have to be in the same conditions as they were when borrowed; in case of loss or damage, Users may have to replace the items or to pay their purchase value.

 

5.4. Loans and returns have to be made until 15 minutes before the library’s closure time, at the service desk.

 

5.5. Each User may borrow the number of items according to the corresponding User status.

 

5.6. Loan periods and number of items are the following: 

  User Status

Number of items

Loan Period (Days)

  Teachers and Researchers ICBAS/FFUP 10 30
  1st, 2nd and 3rd cycle students – ICBAS/FFUP 3 5
  Mobility students ICBAS/FFUP 3 5
  Administrative Staff ICBAS/FFUP 2 3
  U.Porto User 2 2

  

5.7. Users who don’t comply with the established return deadlines of the items are subject to 2 days of loan suspension for each day of delay.

 

5.8. Loan renewal of borrowed items is allowed.

5.8.1. Renewal requests should be made in person, by phone or through the personal page in SIGARRA.

5.8.2. Return of the items is mandatory on the last day of the renewal period.

5.8.3. Users lose their right to renew if borrowed items are returned after the deadline.

 

5.9. Borrowed items whose return deadline falls during holidays may be returned on the first day of classes without penalties.

 

5.10. It is not allowed to borrow:

- CDs and DVDs;

- Periodicals and offprints;

- Reference works (encyclopedias, dictionaries, pharmacopoeias, Merck Index);

- Items identified by a red label on the spine;

- Reserve collections;

- Items in a bad state of conservation;

- Masters’ dissertations, doctoral theses, internship and academic reports.

 

5.11. Non-U.Porto Users cannot benefit from this service.

 

6. Interlibrary Loan

6.1. The interlibrary loan covers the supply of documents requested by other libraries, as well the resort to other national or international libraries and documentation centres to obtain documents not available at ICBAS/FFUP Library.

6.1.1. The return period of borrowed items is 15 days; the requesting library is the sole responsible for returning the items within the established period;

6.1.2. Items borrowed to other libraries have to be returned within the deadline conveyed by the lending library;

6.1.3. The loan request has to be signed by the responsible person at the requesting entity.

6.1.4. The number of loan items in a single request is two.

6.1.5. The interlibrary loan between U.Porto libraries is free of charge and done through internal mail.

6.1.6. Items borrowed by the Library can be consulted only in its facilities and only during the loan period.

6.1.7. All expenses related to items requested to non-U.Porto libraries will be paid in advance by the requesting User.

 

7. Reference Service

7.1. This service provides information and guidance on the good use of the documental collection of the Library, as well as web information.

 

7.2. Access to electronic resources is not available for Users who don’t belong to ICBAS and FFUP.

 

8. Copying Documents

8.1. Not possible to photocopy:

8.1.1. Items in a bad state of conservation;

8.1.2. Masters’ dissertations, doctoral theses, internship and academic reports, CVs, except with the authors’ consent.

 

8.2. The copy of documents has to respect the copyright legislation in use.

 

8.3. The Library doesn’t provide a photocopying/printing service.

 

9. Donations

 

9.1 We understand as “donation” any material offered to the Library, by individual people or collective entities, that represents an added value to its collections and is useful and of interest to its users.

 

9.2 Any intention of donating documents or other items has to be expressed previously in writing, through letter or email addressed to the Library Direction.

 

9.3 It is up to the Library Direction to accept or refuse the donation, taking into account:

 

a) Physical condition of the documentation/items;

b) Up to date and relevance of the documentation/items for ICBAS and/or FFUP;

c) Works that are ancient, rare or of special interest;

d) Works coming from collections of notable people, with annotations or dedications;

e) Historically relevant works.

 

9.4 The donation, its integration in the collections and further technical treatment, will be formally accepted by the Library through a document signed by both parties.

 

9.5 In case of non-acceptance of the donation, the Library will substantiate the refusal, and may suggest alternative institutions or entities that may be interested in receiving the donation.

 

 

9.6 With the exception of special situations previously agreed by both parties, the donor or the donating entity will be responsible for the transport and delivery of the donation to ICBAS/FFUP Library’s facilities.

 

10. Tours

 

10.1 Tours to ICBAS/FFUP Library, for groups of 5 or more people, if out of the regular running of the Library’s service, must be requested in writing, through letter or email addressed to the Library Direction, and at least one week ahead of time.

 

10.2 The request must contain: 

a) Number of people and, if relevant, respective ages and academic qualifications;

b) Mother institution;

c) Purpose of the tour;

d) Intended day of visit and time;

e) Name and contact of the person responsible.

 

10.3 ICBAS/FFUP Library will answer in three days time counting from the date of the request.

 

 

11. Opening Hours

11.1. Monday to Friday, from 8:00am to 7:30pm.

Month of August: Monday to Friday, from 9:00am to 5:00pm (reading room 2 will be closed). During exams and intercalary evaluation period, reading room 2 may be open for an extended period of time; opening hours will be posted in the door of the reading room and will be announced in the Library’s website (access to books in reading room 1 allowed).

 

11.2. Any change to the opening hours will be posted in the door of the reading room at least 24h in advance, and will be announced in the website of the Library.

 

12. Final Remarks

12.1. Thefts and theft attempts are liable to be penalized by the Library Direction.

 

12.2. The Library is not responsible for the disappearance or damaging of any personal items of the Users.

 

12.3. The Library staff is allowed to remove from the building any user who doesn’t comply with the rules of this Regulation and whose behaviour interferes with the regular functioning of the Library.

 

12.4. Occasional situations not foreseen in this Regulation will be decided by the Library Direction.

 

12.5. Non-compliance with the rules of this Regulation may result in a disciplinary procedure; the Library Direction will forward the complaint to the Deans of ICBAS and FFUP.

 

 

ICBAS/FFUP Library Team Direction

Prof. Laura Oliveira and Prof. Honorina Cidade